Sábio Silêncio...

Sempre me perturbo ao me dar conta das palavras que foram ditas por impulso. Mas como conter o turbilhão de sons que tomam conta da mente naquele momento? Como evitar palavras ditas em tempos importunos? Como conter a língua quando o seu ego grita: Você está com a razão! Putz... E se você estiver mesmo certo?! Diante de tantas interrogações, confesso que sinto uma angústia profunda ao perceber que em algumas ocasiões, embora eu estivesse certa, era melhor ter me calado. Por está razão, há alguns dias tenho lutado contra a minha própria língua. A bíblia diz que "a tempo de calar, e tempo de falar" Eclesiastes 3.7. Considerar que a um tempo pra falar faz parte da sabedoria, sei que trabalhar o silêncio não é nada fácil, como seres humanos estamos sempre na defensiva, mas noto o quanto é extremamente importante buscar sabedoria no falar. Acredito que, embora seja sofrido e você cometa inúmeras falhas, não é impossível (ou quase impossível) se manter em silêncio. Aprendi que às vezes é bem melhor estar em paz, do que estar com a razão, então, aqui estou eu tentando colocar o aprendizado em prática. Com isso em mente, tento ficar quieta, e estou levando isso tão a sério, que até pesquisei sobre o assunto,  e nessas pesquisas achei um texto bem interessante, veja:

"Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume com seu poder 
de palavra e seu poder de silêncio"...
 (Carlos Drummond de Andrade)

- A recomendação do poeta é sábia e pertinente. Um poema só é bom, se maturado na sementeira do silêncio. Antes de se tornar palavra, a poesia é experiência de vida silenciosa [...]. Por isso, prepara bem a palavra que será dita. Palavras apressadas não combinam com sabedoria. Os sábios sempre preferem o silêncio. E nos seus poucos dizeres está condensada uma fonte inesgotável de sabedoria [...]. Só diz bem, aquele que pensou antes no que iria dizer, e ouve melhor aquele que se calou para escutar. A regra é simples, mas exigente. Por isso hoje, nesse tempo de palavras muitas, queiramos a beleza dos silêncios poucos. -P. Fábio de Melo-

Então, tente praticar o silêncio de vez em quando, vai ver o quanto faz bem. Até mais!

Kaline Costa

Comentários